terça-feira, 1 de novembro de 2011

Todos falam dela, mas você sabe o que é a Camada de Ozônio?

Achamos esta reportagem publicada na folha, sobre um possível trabalho entre o Brasil e a NASA para estudos do clima e da Camada de Ozônio.
Segue a reportagem:

Todos nós sabemos da advertência global que vivemos hoje e como a camada de ozônio é importante para nós. Em todos os lugares e mídias vemos sobre a camada de ozônio e o alerta pelo buraco que está crescendo cada vez mais, mas a pergunta é: Todos sabem o que realmente é a camada de ozônio?

O Ozônio nada mais é que uma molécula composta por 3 átomos de oxigênio, átomo mais abundante em nosso planeta, pode ser encontrada nas formas isoladas O, com dois átomos, o oxigênio que respiramos e usamos nas nossas reações metabólicas, com três átomos, o Ozônio, composto de nossa famosa camada e combinados com outros elementos como nitrogênio, por exemplo.
O Ozônio é uma molécula altamente instável formada por esse 3 átomos de oxigênio, ou seja, ela tem uma dificuldade grande de se manter nesse estado, precisando assim de muita energia  para tal atividade e mesmo assim, não há garantias que conseguirá, podendo se decompor em outras combinações com certa facilidade. Essa energia, provém dos raios UV´s que vem do Sol, aqueles, altamente energéticos e nocivos pra gente, e é por esse motivo que o ozônio e mais abundante nas camadas superiores de nossa atmosfera, pois há muita energia disponível. Não significando que, não seja possível encontrá-lo aqui próximo ao solo, é possível sim, aliás, o parque do Ibirapuera, em São Paulo á um dos pontos com maior concentração de Ozônio da cidade de São Paulo, e ele é prejudicial á nossa saúde.
A instabilidade do ozônio é fácilmente perturbada , ocasionando a quebra da partícula em suas formas mais estáveis, como citamos um pouco acima, e  isso acontece por ausência energética e/ou com auxilio de um catalisador, ou seja, uma outra substância que se combine de modo mais estável com o oxigênio, como é o caso dos Clorofluorcarbonetos (CFC), substância com Cloro e Carbono na composição, que quebra a molécula de ozônio se combinando em outras substancias  e  “ consome” o ozônio de nossa atmosfera deixando os raios Ultra Violetas passarem. Esse CFC, são depositados na atmosfera basicamente com o uso de aerossóis e gases para refrigeração, que hoje é proibido em muitos países.



Um comentário:

  1. É interessante percebermos que para a síntese do ozônio é necessário os raios UV, muitas vezes tratado como grande vilão!

    ResponderExcluir