domingo, 20 de novembro de 2011

Floresta Amazônica é o pulmão do mundo?

Dia Mundial da Amazônia: “pulmão do mundo” apela por preservação

“Pulmão do mundo”
A importância da Floresta Amazônica vai muito além dos países nos quais ela está inserida geograficamente, segundo especialistas. Entre as razões-chave para o mundo todo preservá-la, destacam-se as seguintes:
* A floresta exerce papel fundamental no ciclo de carbono que influi na formação do clima mundial. Apenas para se ter noção, dos cerca de 200 bilhões de toneladas de gás carbônico absorvido por vegetação tropical em todo o mundo, 70 bilhões são armazenados pelas árvores amazônicas.
*Atualmente, estima-se que a Amazônia absorva cerca de 10% das emissões globais de CO2 oriundos da queima de combustíveis fósseis.
* A região amazônica deverá agir como um “ponto de inflexão” para o clima global. Segundo estudo divulgado em fevereiro de 2010 por cientistas da Universidade de Oxford, do Instituto Potsdam e de outros centros de pesquisa, a Floresta Amazônica é a segunda área do planeta mais vulnerável à mudança climática depois do Oceano Ártico. A ideia central é que o aumento do desmate deve gerar um ciclo vicioso: a grande redução na área da floresta geraria um aumento significativo nas emissões de CO2, que por sua vez elevariam as temperaturas globais, que assim causariam secas.
* A biodiversidade gigantesca do bioma, que ainda faz dele o mais rico do mundo em recursos naturais.

O texto traz em seu título a ideia de que para preservar a floresta se apelou para o jargão “pulmão do mundo”, mas em nenhum momento deste trecho há esta citação ou explicação.
A ideia de pulmão do mundo só aparece no título mesmo...

Além disso, esta concepção da floresta ser o pulmão do mundo já fora muitas vezes debatidas, afinal, se analisarmos a quantidade de Oxigênio em nossa atmosfera cerca de 45% provem de árvores, enquanto que 55% vem das algas.
É muito comum pensarmos que as árvores devido ao seu grande porte produzam a maioria do oxigênio que respiramos, mas nós nos esquecemos que as árvores também respiram e que sua atividade metabólica é muitíssimo mais intensa se comparada a das algas.
Dessa forma, praticamente todo O2 produzido pelas plantas será absorvido pela sua respiração. E devemos dizer que ainda bem, pois imagina se toda quantidade de O2 produzida pelas plantas fosse lançada e depositada na atmosfera... viveríamos em constante combustão!

 Outro “detalhe” é que o termo pulmão tem o intuito de enfatizar a produção de O2, mas... o pulmão produz O2?

E por fim, gostaríamos de chamar a atenção para uma forma adotada na escrita do texto para dar maior credibilidade àquilo que se está expondo está contida em: “Segundo estudo divulgado em fevereiro de 2010 por cientistas da Universidade de Oxford, do Instituto Potsdam e de outros centros de pesquisa”.

2 comentários:

  1. O ideal seria fazer um levantamento sobre como os EUA poderiam diminuir a poluição anual jogada na atmosfera...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post, já aprendi que as algas produzem oxigênio também e sinceramente eu não sabia... rs... continuem assim o blog ta ficando muito legal. continuarei acompanhando ;)

    ResponderExcluir