segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sobre o vazamento de petróleo secretário afirma que "poderia ter sido evitado"

Minc diz que vazamento de óleo poderia ter sido evitado


O secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou hoje que o vazamento de óleo na Bacia de Campos poderia ter sido evitado. Segundo ele, vazaram cerca de 25 mil barris porque houve falha no estudo de geologia marinha e "erros crassos" da Transocean, empresa que fez a perfuração do poço. Minc disse ainda que a Chevron é corresponsável pelos erros cometidos pelas companhias contratadas para a exploração de petróleo no local. "Esse acidente poderia ter sido evitado. Não foi um raio do céu azul ou uma falha humana", afirmou Minc em entrevista à rádio Estadão/ESPN.

NOSSO COMENTÁRIO:
O fato é que houve o acidente ambiental que pode colocar em risco muitas espécies que vivem ou passam pela região.
O que o artigo não explora, talvez até por falta de informações dada por Carlos Minc é como o acidente poderia ser evitado... Há ênfase no fato de que isso poderia ter sido evitado, mas em nenhum momento é dito como. Por que houve erros de geologia marinha? Quais foram os erros crassos cometidos na exploração do petróleo. Tudo parece muito vago.
Além disso, apesar da empresa exploradora não ser brasileiro, órgãos de fiscalização deveriam investigar o trabalho e condição dos equipamentos utilizados, afinal, o dano causado ocorreu na costa brasileira, prejudicando o nosso ecossistema, nossas espécies.

Um comentário:

  1. Um Absurdo,em pensar que ainda hoje não existem polticas que realmente punam este tipo de acidente´.

    ResponderExcluir