terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que é uma Nebulosa?



Um dos tópicos mais atraentes da física, é a astronomia. Com suas belas imagens capitadas por super câmeras como as do telescópio Hubble, o mais conhecido dos telescópios, imagens do universo são muito comuns nos jornais e revistas. Porém , mas que belas imagens, essas reportagens deveriam ser informativas em sua essência, ou seja, primeiramente adotar a ideia que  a maioria das pessoas que irão acessar não são conhecedoras dos termos e teorias da ciência atual. Para tanto, tentaremos esclarecer um pouco o que dizem essas reportagens , como esta acima que captamos no site do UOL. Uma bela foto falando sobre a nebulosa Messier 78 que parece um par de óculos, mas ai vem a pergunta, O que é uma nebulosa? Estrela recém nascida? Como uma estrela nasce? Se ela nasce, ela vive, certo? Haa então ela morre? Será?
Basicamente, a nebulosa é uma grande nuvem composta de hidrogênio (presente na água), poeira e gás ionizado (quando seus átomos não são eletricamente neutros, ou seja, com excesso ou falta de elétrons), esse gás é chamado de plasma.  Nesse ambiente há colisões que liberam uma quantidade grande de energia, e quando os elementos se fundem se utilizam dessa energia como se fosse um reator nuclear para alimentar o sistema, que atrai mais partículas até atingir um tamanho substancial. Assim nasce uma estrela.
Agora sabemos que, a estrela, na verdade é um aglomerado de gás “queimando” o tempo todo, e assim, podemos pensar que a vida dessa estrela existe, enquanto ela tiver energia suficiente para manter sua estrutura., ou seja, enquanto ela tiver um estoque energético, terá vida. Como principal elemento de combustão é o hidrogênio, ao realizar a queima desse material, esse se transforma em elementos mais pesados, mais difícil de se manter juntos . Quando a estrela não possui a essa energia, sua estrutura entra em colapso, e faz com que suas camadas superiores caiam sobre seu centro (o reator nuclear) e a reação que observamos depende do quão grande é a estrutura dessa estrela. Em estrelas menores que o sol, a  explosão que ocorre no centro empurra as camadas superiores aumentando o raio da estrela , deixando ela “ inflada, esse estado chamamos de Gigante Vermelha, após queimar o restante de seu hidrogênio, ela vira uma estrela massiça chama de anã negra. Se for uma estrela com o tamanho semelhante ao  nosso sol, essa queda de estrutura no centro dá um ultimo respiro de energia que empurra de uma vez as  camadas mais exteriores como se fosse um vento  que se espalham lentamente num brilho constante no espaço, esse tipo de corpo chamamos de nebulosa planetária, que se tornará uma anã branca no ultimo suspiro de sua vida. Já se a estrela for um grande, pelo menos 8 vezes o tamanho do Sol, ai sim o show esta garantido, ela fica tão pesada que a explosão ocorre de uma forma absurdamente grande que emite um brilho muito intenso, essa explosões de grande magnitude são chamadas supernovas, e após queimar o que sobrou de combustível, sua massa é tão grande e densa que ela pode se tornar uma estrela de nêutrons ou mesmo um buraco negro.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1110_album.jhtm?abrefoto=17#fotoNav=17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário