A notícia retirada de: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5429854-EI301,00-Agencia+alema+confirma+reentrada+do+satelite+Rosat+na+Terra.html, confirma, através de informações divulgadas pelo Centro Aeroespacial Alemão.
"O satélite alemão Rosat, que estava fora de serviço desde 1999 mas ainda em órbita, entrou na atmosfera terrestre entre 23h45 de sábado e 0h15 deste domingo (horários de Brasília), confirmou o Centro Aeroespacial Alemão. Peças do objeto podem cair em qualquer continente, a agência acrescentou, segundo informações da Associated Press.
Ainda não há nenhuma evidência que determine sobre qual continente o satélite entrou na atmosfera do planeta, afirmou o porta-voz da agência alemã, Andreas Schuetz. Era esperado que a maior parte dos fragmentos se queimassem durante a reentrada, mas pedaços pesando um total de cerca de 1,87 t podem atingir a superfície, a uma velocidade de até 450 km/h.
Schuetz disse que não havia mais comunicação com o satélite e que ele deve ter viajado cerca de 20 mil km durante seu tempo no espaço antes de entrar na atmosfera. Horas antes da reentrada, os cientistas calculavam que o Rosat não cairia sobre a Europa, África ou Austrália. O local mais esperado seria a Ásia, possivelmente a China. O porta-voz da agência alemã, no entanto, não confirmou o ponto exato pelo qual o satélite entrou na atmosfera terrestre.
Durante sua missão, entre 1990 e 1999, o satélite Rosat, de quase 2,5 t, girou ao redor da Terra em órbita elíptica, com uma distância entre 585 e 565 km da superfície terrestre. Desde que foi posto fora de serviço, o satélite alemão perde sua altura continuamente. Em setembro, a distância entre o satélite e a Terra tinha sido reduzida em 290 km e, nos últimos dias, já era inferior a 240 km.
Com informações da agência EFE."
É interessante percebermos que apesar de toda a tecnologia que possuimos, não é possível prever o local exato e nem aproximado da queda da satélite, até porque não sabemos qual a parcela dele será desintegrada pelo atrito com a atmosfera.
Mas, se analisarmos as probabilidades há mais chances de cair na água do que na superfície terrestre, afinal, nosso planeta é coberto por 70% de água, quase 2/3 da superfície do nosso planeta!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário